Como Decorar Mais Rápido Os Campos Harmônicos | Teclado Iniciante

Você quer uma dica de como decorar os campos harmônicos mais rápido?

Quando você começa a aprender a tocar qualquer instrumento, e você aprende as sete notas musicais, logo chega alguém e diz que você tem que aprender um tal de campo harmônico.

Quando você começa a aprender a tocar qualquer instrumento, e você aprende as sete notas musicais, logo chega alguém e diz que você tem que aprender um tal de campo harmônico.

⭐⭐ Quer comprar um teclado igual o meu?
Clique Aqui

Já se INSCREVEU? Agora ativa as NOTIFICAÇÕES!

Você quer uma dica de como decorar os campos harmônicos mais rápido? Quando você começa a aprender a tocar qualquer instrumento, e você aprende as sete notas musicais, logo chega alguém e diz que você tem que aprender um tal de campo harmônico.

O quê? Campo de Guerra? Não, campo harmônico mesmo. São 12 campos harmônicos, mas neste vídeo você vai aprender a decorar de uma forma muito fácil. Então confere tudo no vídeo.

Meu nome é Essias, e seja bem-vindo(a) ao canal Essias Souza.

Este é o quadro de aulas de teclado iniciante, então para ficar por dentro deste curso de teclado para iniciantes se inscreva no canal e ative todas as notificações. Sinceramente, não foi só o Luiz Otávio Santos que comentou que queria aprender de forma mais fácil, mas todos nós sentimos um báque depois de aprender alguns acordes e o professor chato chega dizendo que você tem que aprender um tal de campo harmônico.

Até aí tudo bem, mas quando você olha que tem doze campos harmônicos para estudar você gela dizendo que isso não é para você. Ou então você olha para um tecladista que já toca e domina isso e você diz:

Cara, quando eu crescer vou ser igual a este tecladista. Sinceramente não pense assim. Para você crescer é muito fácil, então vamos às minhas dicas e explicação sobre o assunto.

Eu já tenho vídeos aqui no canal onde eu estou explicando sobre o campo harmônico, então eu vou deixar aqui links e cards para você assistir o conteúdo que eu já gravei, e agora vamos aprender como fazer para decorar.

Cara, para mim não tem dificuldade porque embora eu tenha uma mentalidade bem artística também sou muito lógico. Você tem que parar de pensar como você geralmente pensa.

Um exemplo é: Faça a seguinte conta comigo.

Dezessete mais dezessete é igual a 34. Como geralmente as pessoas fazem essa conta?
Geralmente contam assim somando o valor de dezessete com dezessete e chegam no resultado.

Eu penso um pouquinho diferente. Se eu sei que quinze mais quinze é igual a trinta, então eu reservo os valores de dois e deixo para somar depois dois mais dois que é quatro.
Então eu somo trinta com quatro. Ou ainda eu penso assim:

Dez mais dez é igual vinte e deixo isolado as contas de sete mais sete que é igual a quatorze. Logo quatorze mais vinte é igual a trinta e quatro. Eu sei que você deve estar pensando assim:
O Essias deve ser maluco.

Isso não alterou o resultado. Eu sei que não, mas quer mais um exemplo?

Calcule comigo dois mil, setecentos e quarenta e sete, vírgula três menos quarenta e três, vírgula dois é igual a dois mil, setecentos e quatro, vírgula um. Desconsidere nessa conta a milhar e a centena subtraindo apenas as dezenas, unidades e fração. Bom, dado estes exemplos vamos entender então como decorar de forma muito fácil.

Vou precisar dar um exemplo de pano de fundo. Pensa em alguém que você conheça que more em uma casa com muitas pessoas que você não se relacione com todas. Pensou?

Agora tente lembrar o nome de todas as pessoas da casa que você não se relaciona tão bem. Talvez você se lembre que o pai do seu amigo é careca, que a irmã ou o irmão é bonito, mas você não vai lembrar os nomes.

Com este exemplo você pode sempre pensar o seguinte:

Você talvez não lembre qual é o nome do acorde, mas lembre a sonoridade ou a distância. Então vamos dividir para conhecermos mais fácil e decorar os campos harmônicos. A primeira regra, todo o tom é o primeiro do campo harmônico.

Ou seja, sempre que falar que o tom do campo harmônico é E (Mi) o primeiro grau é sempre E. Esse tom primário é sempre maior. Com exceção do campo harmônico menor, mas isso é assunto para outros vídeos.

Bom, agora vamos aos mais comuns. Voltando ao exemplo da família, quando você lembra de alguém que mora em uma casa X é fácil de você lembrar do nome daquelas pessoas que são mais importantes ou relevantes de uma casa. Às vezes do seu amigo ou do casal de idosos que formou a família que mora ali.

Você conhece o Essias? O Essias da Diva.

Legal, em um campo harmônico, além do I grau que é o acorde que da um tom você tem o IV e o V grau que são muito comuns nas músicas. Vamos ver a música Talking To The Moon do Bruno Mars que usa com frequência estes graus?

Olha aqui. A música é em E, e tem B e A, e tem ainda o C#m que é o VI grau. Então vamos lá.

Quando você monta o acorde de E, você já identifica a base para o acorde de V grau. Na ponta do acorde você encontra o Si.

Logo você já terá o I e V grau do campo harmônico. Basta lembrar que o I e o V grau são maiores. Legal, então qual é o outro acorde comum?

É o IV grau que é sempre um tom completo para baixo do V grau, no caso dessa música que está em E é o A. Lembre-se que sempre o I, IV e V graus são maiores.

Legal, agora como no exemplo dessa música do Bruno Mars nós temos o acorde de C#m. Esse acorde é o de VI grau, e agora vamos olhar novamente para o acorde de E onde a quinta nota é o Si.

Bom, sabem que a quinta é o Si, vamos fazer o mesmo que fizemos para encontrar o IV grau, só que agora para cima. Subimos um tom e chegamos no C#.

Só que você precisa sempre lembrar que o VI grau é sempre menor. Então agora tocando qualquer tônica podemos encontrar o V, o IV e o VI grau. Vamos ver o de G#?

Temos a quinta nota de Sol sustenido que é o Ré sustenido.

Legal, então sabemos que o V grau é o D# e é maior. Eu mudo a nomenclatura de quinto para quinta porque dentro de um acorde o gênero é feminino por se tratar das notas.

E fica masculino quando estamos falando dos acordes. Para as notas usamos os números normais acrescido do símbolo de número ordinal. Nos acordes usamos os números romanos. Agora se baixarmos um tom do D# encontramos o C# que é o IV grau. Fazemos agora para cima um tom e encontramos o acorde de Fm porque o VI grau é sempre menor.

Um exercício que eu te proponho é:

Pegue os acordes aleatórios e tente encontrar o IV, V e vi grau. Sim aqui na legenda eu escrevi em minúsculo e fazemos isso para lembrar que o vi grau é menor. E vai ser comum você encontrar por aí alguém que escreva VIm para indicar que o acorde é menor.

Bom, depois que você treinar bastante isso, basta você procurar com a mesma forma de pensar os acordes de II e III graus que são menores. Sempre serão menores. A dica é: Já sei qual é o IV grau, é só diminuir meio tom a partir do IV grau.

Sim, lembre-se que aqui a diferença é de meio tom apenas. No caso do E, por exemplo, o terceiro grau é G#m. Cara outra dica para você lembrar aqui é sempre ter em mente a terça de um acorde tônico.
Ou seja, de C é o MI, de E é o G# e assim para qualquer acorde.

Legal e como você decora o segundo grau? Cara você tem o primeiro e o terceiro sempre que faz o acorde tônico, é só diminuir um tom completo da terça ou aumentar um tom inteiro da tônica.
Vamos ver o exemplo de F. Você montou o acorde de F, a terça é Lá, então o III grau é Am.

E qual é o segundo? É o sol, ou seja, Gm.
Perai Essias, qual é o VII grau?

Cara este é fácil de achar, mas eu vou deixar para outro vídeo onde eu vou explicar como você vai encontrar e montar facilmente este acorde. Se você quiser conferir alguns estudos eu tenho apostilas no meu site. Então acesse WWW.ESSIAS.COM.BR

Essa dica valeu um LIKE não é?

Se você estiver com alguma dúvida ou dúvida , deixe aqui um comentário que eu respondo!
Eu quero saber sua opinião. Ficou fácil agora, ou você usa algum outro método para decorar?
Conta para mim.

Compartilhe com seus amigos e favorita este vídeo na sua playlist.
É isso aí! Até o próximo vídeo, um forte abraço! Shalom! Shalom! Tchau! Tchau!

ASSISTA TAMBÉM:

Postagens mais visitadas deste blog

Como Consertar Pedal De Sustain Falhando | Teclado Musical Mais Barato #15

PADS Contínuo No PX-5S Sem Pendrive | Casio Privia PX-5S (PX5SEP041)

Onde Baixar Partituras de MuseScore | Teclado Iniciante #65